Tucum

Assentamento Coqueirinho (Fortim/CE)

Como chegar / Onde se hospedar / Onde se alimentar /
Estrutura para eventos / Passeios e trilhas / História

Uma vivência no turismo comunitário ao sabor de comidas, histórias e trilhas da agroecologia


Como chegar

Como chegar de transporte particular

Saindo de Fortaleza/CE (146km): Saída pela av. Washington Soares > seguir pela CE-040 em direção ao município de Fortim (120 km) >passando as duas entradas de Fortim, sem entrar na cidade, continuar na CE-040 até uma entrada de carroça à direita, logo após uma lagoa na Comunidade do Córrego > seguir nesta estrada por cerca de 5 km – a estrada termina no Assentamento Coqueirinho.

Como chegar de ônibus rodoviário:

Saída: Rodoviário Engenheiro João Tomé/ Empresa: São Benedito / Linha: Fortaleza-Aracati
Contatos: (+55 85) 3444.9999
Duração média de viagem até o km 138 da CE-040: 3h
Valor médio da Passagem: R$13,45 (a confirmar).
Importante: Descer no km 138 da CE-040. Combinar previamente o traslado para a comunidade.

Voltar para o topo

Onde se hospedar:

Chalé Volta do Sabiá: O Chalé possui seis suítes com varanda, cama de casal, espaço para armar rede e ventiladores.

Chalé Beija-flor: O Chalé possui uma suíte com varanda, cama de casal, espaço para armar redes e ventilador.

Casa da Dona Zildene: A família de Dona Zildene dispõe de dois quartos para receber visitantes. Os quartos possuem camas de solteiro, espaço para armar redes e ventiladores.

Casa do Alessandro: A família do Alessandro dispõe de dois quartos para receber visitantes. Os quartos possuem camas de solteiro ou casal, espaço para armar redes e ventiladores.

Voltar para o topo

Onde se alimentar:

Restaurante Sabor da Terra: Com o grande diferencial de oferecer pratos típicos da produção orgânica da agricultura familiar local, o restaurante Sabor da Terra tem capacidade para receber até 80 pessoas. Dentre as delícias do cardápio, estão a galinha caipira e a cabidela, carneiro ao vinho, pernil assado, maxixada, baião de dois e peixe frito.

Margarida Café: Aqui, é possível saborear a típica tapioca, salgados e bolos feitos a partir da produção orgânica de macaxeira e batata doce, além de tortas e sucos variados.

Voltar para o topo

Estrutura para eventos:

Salão Dom Helder: O salão comunitário Dom Helder tem capacidade para receber até 60 pessoas sentadas e dispõe de data show, aparelhagem de som, equipe para filmagem e registro fotográfico, além de acesso à internet Wi-Fi.

Voltar para o topo

Opções de Passeios e trilhas:

Trilha Ecológica do Assentamento Coqueirinho (máximo de 15 pessoas por passeio): Trilha em meio à mata de tabuleiro, vegetação nativa oriunda do contato entre a caatinga e a vegetação litorânea, com rica fauna e flora. O trajeto passa por hortas e mandalas de produção agroecológica e pelo Museu Comunitário do Assentamento Coqueirinho.
Horários de saída: Manhã: 6h/ Tarde: 16h.

Voltar para o topo

História:

O Assentamento Coqueirinho foi criado em 23 de agosto de 1995, beneficiando inicialmente 55 famílias e ocupando uma área total de 1.473 hectares, dos quais 294,6 hectares são destinados à reserva legal.

O turismo comunitário surge em 2002, após a visita de um grupo de italianos da Associação Tremembé que deu início à discussão sobre turismo como uma alternativa de geração de renda além da agricultura. Em 2005, foram inaugurados os chalés e cozinha comunitária. Além disso, a comunidade desenvolve outras ações como a produção e venda de cosméticos naturais, apicultura, mandalas, horta orgânica e banco de sementes.

Voltar para o topo

Sugestões de roteiro

Prêmios
Instituto Terramar . Rua Pinho Pessoa, 86 . Joaquim Távora . CEP 60.135-170 . Fortaleza . Ceará . Brasil
Telefones: +55 (85) 3226.2476 +55 (85) 3226.4154 . info@tucum.org
DoDesign-s Design & Marketing